14 de jan. de 2013

Projeto InterAção: Dar e Receber

Inspirados no filme “A corrente do bem”, o projeto InterAção decidiu fazer ‘uma grande ação’ para uma ou mais pessoas. Encontramos então a Casa do Caminho, instituição em Araguari que há cerca de 20 anos abriga 50 crianças e jovens órfãos, sendo a maioria com deficiência mental de moderada a grave. Conhecemos a fundadora e diretora Dona Vera que com sua força e otimismo nos ajudou a acreditar que sim, juntos podemos fazer grande diferença na vida de várias pessoas. Conhecemos os moradores da Casa do Caminho, nos emocionamos e desde então temos nos mobilizado pensando e discutindo formas de ajudar a Casa. 
Visita dos alunos à Casa do Caminho
Fizemos uma campanha de doação de fraldas, que com apoio dos alunos, funcionários e clientes Maqnelson, arrecadamos mil fraldas em 10 dias.
Alunos e professores na entrega das fraldas
No mês da crianças visitamos a Casa em clima de festa, com musicas, brincadeiras, nosso carinho e melhor intenção!
Brincadeiras com as crianças da Casa do Caminho
Maquiagem e muita diversão!
Balões modelados para conquistar sorrisos e abraços
Organizamos outros eventos para ajudar a Casa do Caminho a ter condições financeiras básicas para se sustentar, já que não recebem qualquer ajuda de instancia municipais ou federais, contando somente com apoio de voluntários para dar amor, cuidado, alimentação, medicação, assitencia medica, odontologica, fisioterápica, nutricional estudo, enfim, condições para Educar crianças e jovens que foram literalmente abandonados.
Aproveitamos a oportunidade para parabenizar os alunos a agradecer o apoio dos clientes e funcionários Maqnelson Araguari que desde o começo tem contribuído com doações e palavras de incentivo e apoio à nossa missão, fazer pelo outro o que gostaríamos que fizessem por nós.

Durante meses, os alunos do Projeto InterAção organizaram uma Galinha Beneficente para Casa do Caminho. A vontade de ajudar motivou também os familiares que se uniram demonstrando o poder de propagação da corrente do bem. Recebemos inúmeras doações, principalmente dos próprios alunos e seus pais. Todo amor e dedicação envolvidos no projeto resultou no que podemos chamar de Sucesso: fazer pelo próximo o que faríamos por nós mesmos!
Limpeza do local para Galinhada Beneficente
No melhor da culinária, galinhada com tutu de feijão e vinagrete
Organizada bagunça na cozinha! Todo mundo ajudando.
No terceiro trimestre, aproveitamos as aulas na Maqnelson para avaliar como estava o andamento do processo de educação para Coleta Seletiva. Ao final, reunimos coma Gerente Administrativa Alda Ramos, com o Gerente de Peças Silvernandes Moraes e o Gerente de Serviços Ricardo para devolutiva e sugestões de melhoria.
Vistoria para avaliação do PGRS
Alunos apresentam avaliação e propostas finais do PGRS
Ao final do curso uma noticia brilhante: aconteceu o Provão realizado pelo Sesi-Senai, através do qual os alunos de todas Instituições de Minas Gerais testam seus conhecimentos. Para nosso orgulho, os três alunos selecionados são os três são alunos do Projeto InterAção: Thiago, Mike e Elias, O Instituto Nelson Merola parabeniza vocês. “Agente sabia!” Esta é mais uma confirmação da nossa crença fundamental: podemos nos superar, sempre!

Dia 12-12-12 chegou mais rápido do que esperávamos e com surpreendente emoção e alegria. Nossa formatura! Os alunos estavam especialmente brilhantes. O sentimento do dever cumprido e ainda mais importante, depoimentos como:  

“...Pronto ai começou o curso gostei muito da matéria e da escola SENAI uma estrutura digna de se entusiasmar, uma limpeza jamais vista em uma escola pública. O Fernando nosso professor de mecânica, pessoa boa de coração um bom instrutor, explica bem e se importa com a aprendizagem de todos. E às terças-feiras e sábados, a Camila juntamente com Vinício e a Angie, propuseram fazer uma troca de conhecimentos. As atividades que mais me encantaram e proporcionaram ensinamentos, foram a da teia que é feita com um barbante que passa de colega a colega, com a intenção de mostrar que precisamos um do outro, e o de olhar no olho do outro em uma roda e trocar de lugar com aquela pessoa sempre olhando no olho. Andar com o plexo solar aberto, sem medo de olhar às pessoas, e não sentir inferior. Outro grande aprendizado foi quando começamos a ter aulas sobre educação ambiental e implantação do PGRS (programa de gestão de resíduos) na empresa Maqnelson: No começo não ligava pra nada disso, achava maior bobagem do mundo ficar estudando tal coisa, mais um dia passei a entender que era tudo verdade o que diziam e tentavam me mostrar. Isso me mudou muito. Porém queria ter entendido estas coisas antes, ter perdido o medo de falar e até me arrependo de não ter feito parte do grupo dos alunos que se encarregaram de ministrar palestras a funcionários e clientes. Sinto que não fiz muita coisa para ajudar meus colegas, que poderia ter me dedicado mais a essa jornada e me empenhado melhor em algumas tarefas. Acredito que seria de grande ajuda para todos. Mais acho que consegui entender o objetivo do PGRS que é contribuir para a redução da geração de resíduos sólidos da empresa, ou onde quer que seja implantado orientando o correto armazenamento, a reutilização quando possível, a coleta seletiva a reciclagem e destinação final, ambientalmente correta e segura assim para a economia de recursos naturais, a minimização dos custos e a preservação do meio ambiente com objetivo de encaminhar os resíduos de forma segura, visando a preservação da saúde pública, e dos recursos naturais e do meio ambiente.”
 - Matheus Filipe

Sr. Ney, Gerente de RH, no evento
Sr. Ricardo, Gerente de Serviços, parabeniza os alunos
Srª. Lúcia Merola fala sobre vencer desafios e conquistas
Dona Lúcia presenteia os alunos com muito carinho
Turma 2012...Parabéns!


Nenhum comentário:

Postar um comentário